CAPIM MIYAGUI: UM CAPIM QUE RESPONDE RAPIDAMENTE A ADUBAÇÃO NITROGENADA MESMO EM CONDIÇÕES DESFAVORÁVEIS

Autor: Factori Treinamentos e Assessoria Zootécnica

Publicado em: 30 DE NOVEMBRO DE 2021

Em estudos conduzidos pela empresa produtora de sementes LatinSem e pela Associação de Produtores de Sementes de forrageiras tropicais -ANPROSEM sediada em Presidente Prudente/SP em parceria com a Factori Treinamentos e Assessoria Zootécnica, o Miyagui foi avaliado utilizando-se níveis de adubação. Para tanto, foi conduzido u experimento o qual mensurou o efeito destes níveis no crescimento do Miyagui no final do verão e início de inverno(Abril a Julho – condições desfavoráveis de baixa pluviosidade). No presente estudo foram usados 4 tratamentos, sendo um totalmente sem adubação, e os demais, um com 50 kg de ureia por hectare, o terceiro com 100 kg de ureia por hectare e por fim, 100 kg de ureia mais 100 kg de cloreto de potássio por hectare.

 

  Em avaliação, foram presenciados durante o período, muita falta de água. Portanto, grande parte do experimento recebeu apenas durante o período de avaliação(4 meses)menos que 40 mm de água. Foram avaliados a produtividade de massa seca e altura de crescimento em função da idade após corte.

  Na figura abaixo estão apresentados os dados coletados em relação à altura das plantas em função dos tratamentos e dias após o corte(média dos dois cortes efetuados.

  Neste caso, os tratamentos que receberam adubação cresceram mais e mais rápido considerando mesmo tempo avaliado para todos os tratamentos. Sendo assim, o capim Miyagui mostrou-se responsivo a adubação, mesmo em momentos de baixa pluviosidade.